terça-feira, 28 de julho de 2009

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PORTIFÓLIO




AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PORTIFÓLIO.

Construção do portfólio, meu blog, nossa quando o professor Ivan sugeriu um portfólio como forma de avaliação, achei ótimo afinal já conhecia isto porém vieram as novidades: este deveria ser eletrônico na forma de blog, onde deveriam ser feitas postagens semanais sobre os textos estudados começou a complicar. Não tinha a menor intimidade com esta linguagem e foi realmente um grande desafio, foram várias as madrugadas perdidas tentando aprender a utilizar esta ferramenta como era difícil, nunca vi tanta mobilização por parte dos colegas para executar uma tarefa e quantos eram os comentários a respeito disto. Apesar de tudo isto verifico o quanto foi válida esta avaliação já que me vi obrigada a ler e entender todos os textos, apesar de estudar normalmente sempre procuro ler os textos, ao colocar no blog me vi na obrigação de fazer o possível leitor entender também, ou seja, não poderia somente dar uma passada de olhos com isto pude buscar cada vez mais informação e técnicas que fizessem meu cantinho interessante e a minha cara.
Hoje percebo que transpassadas todas as dificuldades ficou muito de conteúdo absorvido e o que é melhor está registrado não em folhas de papel que com o tempo ficam amareladas pelo manuseio (quando isto se dá), mais em um cantinho que pretendo continuar alimentando com minhas impressões já que agora me considero uma bloguera quase completa, ao reler meu propósitos fiquei contente ao ver que consegui realizar todos os objetivos a que me propus, o meu maior desafio era postar vídeo com a ajuda de colegas até isto consegui fazer (outra característica que ficou marcante foi a solidariedade enquanto na avaliação por meio de prova existe quase uma disputa de quem sabe mais, nesta avaliação formativa todos se solidarizavam com nosso desespero e ensinavam como fazer).
Sinto-me realizada e com a sensação de dever cumprido, já estou saudosa de tanta pressão. De tudo isto ficou também a gratificação de ter participado de uma avaliação formativa, é notório para mim e acredito para os demais colegas que este é o caminho por quê e para que serve a avaliação tradicional? decoramos o conteúdo fazemos a prova e em seguida tudo é jogado na lixeira de nosso sub consciente onde provavelmente nunca sairá, desta maneira aprendemos paulatinamente com nossos erros, norteados pelas exigências totalmente cabíveis do professor (lógico que agora acho cabiveis no decorrer do processo nem semre esta era minha opinião) Muito obrigada professor por possibilitar tantas descobertas.
P.S.: Esqueci de acrescentar já estou dominando tanto a ferramenta que consegui sozinha, depois de horas tentando acertar meus descritores e deixá-los arrumadinhos.

Um comentário:

  1. Lindinalva, vocë é muito persistente, muito comprometida com sua formação. Seu portfólio é o retrato desse comprometimento e de seu esforço dispendido. Parabéns pela trajetória e pelos avanços grandiosos na apreensão dos conhecimentos!

    Abs e bom descanso.
    Ivan

    ResponderExcluir