terça-feira, 28 de julho de 2009

Síntese do texto Oralidade e Escrita.

Oralidade e Escrita – Perspectivas para o ensino de língua materna.


O texto aborda diferentes formas para organização da fala e da escrita, entre outros descreve a atividade conversacional que nada mais é do que o famoso bate papo, porém com a tecnologia, globalização e etc. Estas conversas não se dão mais cara a cara, podemos conversar horas a fio por telefone, MSN, etc. Mesmo sem a presença física no entanto, a emoção pode continuar presente.
As autoras discorrem ainda sobre modelos de conversação e suas variáveis norteadas por ex: por Ventola este aborda características como:

Tópico ou assunto: É a forma de se estabelecer e manter os relacionamentos sociais.

Situação: É o bate papo como já relatado, este se dá face a face.

Papéis dos participante: É como se assumíssemos papéis diferentes de acordo com a situação.

Modo: É a forma que a comunicação se estabelece, varia de acordo com a interação dos interlocutores.

Meio: É o canal propriamente dito onde se dá a comunicação, de forma ampla utilizando para isto todo meio para esta interação.

Neste texto elas fazem uma pequena análise do texto falado pela proposta de Dittmann que considera como características básicas: Interação entre 2 falantes; Ocorrência de pelo menos uma troca de falantes; Presença de seqüência de ações coordenadas, Execução num determinado tempo e envolvimento numa interação centrada.
Tivemos ainda a percepção de que a fala se estrutura em níveis global e local;
Local: É quando a conversação se estabelece por meio de turnos, ou seja, quando a fala se dá de forma coordenada, uma pessoa fala, em seguida outro faz usa da palavra.

Global: É realmente a organização do texto falado. Os textos falado e escrito, precisam de coesão e coerência para constituir a textualidades, para as autoras os recursos coesivos mais freqüentes são a coesão referencial e seqüencial. Aponta ainda como elementos básicos para estruturação do texto falado: turno, tópico discursivo, marcadores conversacionais e o par adjacente

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