segunda-feira, 29 de junho de 2009

TEXTO 05

Os problemas cognitivos envolvidos na construção da representação escrita da linguagem




Este vídeo é muito interessante nele podemos constatar a dificuldade que é aprender a ler e escrever.


--> Se baseia na teoria de Piaget, segundo a qual se dá por sucessão de etapas e estágios é um processo de maturação cognitiva. Segundo a autora esta teoria para ser melhor entendida deve se deter no maturamento da criança, cabe ao professor diagnosticar as dificuldades da criança, ou seja, o professor por estar em contato direto com a criança deve perceber como está seu desenvolvimento e apesar de ser muitas vezes cruel deve ser usado a comparação com os demais, respeitando sempre que cada um aprende ao seu tempo mesmo assim deve ser dada atenção para perceber possíveis dificuldades, para após esta identificação encaminhar a criança a quem de direito.
O conhecimento na criança se dá por meio da desequilibração, pertubação, conflitos cognitivos para atingir elevação do conhecimento. O fato tem que gerar um conflito na criança uma perturbação a meu ver seria como uma forma de chamar a atenção e a partir daí ela sentir a necessidade de obter o conhecimento. É necessário haver uma tematização, ou seja, o conhecimento prévio tem de existir mesmo que este seja restrito.
O professor deve estar sempre atento para reconhecer os níveis básicos de aprendizagem em seu alunos são eles.
Pré-silábico --> A criança nesta fase não costuma fazer uma correspondência direta entre as letras e seus sons. Elas escrevem um monte de letras e conseguem ler porém não analisam o que escreveram.
Escrita silábica --> A criança já percebe que as letras se agrupam formando silabas, elas até podem escrever a primeira vista de forma aleatória, porém, quando questionamos isto a criança demonstra que existe alguma relação ou em quantidade de letras, sílabas.
Escrita alfabética --> A criança podemos imaginar isto, esta dominando a idéia de que cada letra tem um valor e uma correspondência a escrita tem um significado.
O que ficou bem claro neste texto é que a criança enfrenta o processo cognitivo por etapas, o maior problema no entanto, é o professor supor que a criança tem de ler e escrever e o pior ela tem de estar pronta no tempo determinado por ele. A criança precisa estabelecer uma ligação com textos e contextos de leitura. Ela deve começar a comparar os textos por tamanho, pelas letras, etc. A criança formula suas próprias hipóteses de leitura e escrita. O educador tem anda de tomar o cuidado nesta fase inicial de só oferecer trabalhos com letras de imprensa por serem de leitura mais fácil aos pequenos, e não se confundirem, pois, eles ainda não conseguem perceber que formas de escrita diferente pode ter o mesmo significado.
Este texto é muito rico em termos que nos levam a entender a forma de aprendizagem da leitura e escrita, tentarei explicar estes termos abaixo:
Hipótese da quantidade mínima --> A criança estabelece uma relação entre o tamanho da palavra com o objeto, por exemplo ela associa a quantidade de letras a de objetos, o ex dado foi o seguinte: 03 maças a criança pode escrever AAA, mas serão 3 A, porém ela não consegue entender que uma letra pode representar um nome, para ela uma lera não basta seria o mesmo que dizer não ter significado.
Tematização --> Tematizando a criança consegue ir em frente. O conhecimento precisa ser sistematizado para poder avançar. Este processo é um passo a passo, cabe ao professor fazer registros constantes deste passo a passo para perceber o nível de evolução e aprendizagem. É tematizando que o aluno constrói o conhecimento que já havia adquirido.
Hipótese silábica --> A criança, percebe que as palavras são pedaços e estas constituem um texto apesar dela não ter ainda noção exata entre todo e suas partes ela formula suas hipóteses de leitura e escrita, ela tem a consciência inclusive de que precisa alterar a ordem da letra, para mudar o sentido da palavra.
Foram estas minhas deliberações deste texto que apesar de difícil leitura é muito interessante e esclarecedor.

Um comentário:

  1. Oi, Lindinalva!!! Parabéns pelo blog!!!! Adorei!!!!
    Me dê uma dica: Como coloco vídeos do Youtube? Não sei mais o que fazer para postá-los?

    Bjs.
    Marcio.

    ResponderExcluir