domingo, 3 de maio de 2009

Aula: 16/04 - Portifólio

--> Aula do dia: 16/04/2009.

Atividade: Ler e discutr em grupo o texto: "Construindo o portifólio eletrônico" - Ivanildo Amaro de Araújo.
Como pedido nos reunimos em grupo e após ler o texto pudemos expor nossas opiniões sobre o tema, dentre estas relaciono abaixo minhas conclusões.
A avaliação, é um procedimento sistemático e intencional diretamente ligado ao trabalho pedagógico. Envolve relações explicitas e implícitas de poder na relação ensino / aprendizagem.
O conceito de avaliação formativa de Scrivem se baseava na medida dos processos cognitivos e comportamentais.
--> Avaliação normativa, o professor que define a avaliação, está preocupado em cobrar o que o aluno não sabe e medir isto em forma de nota.
--> Avaliação Formativa, o professor se preocupa em avaliar para saber onde está a dúvida do aluno, e aí sim trabalhar as dificuldades, fazer aprender, ou seja verdadeiramente ensinar. O aluno toma consciência de seu próprio aprendizado.
Estamos acostumados a avaliação como o ato de vigiar e punir, é como se fosse criada uma cultura com auto imagem de fracasso. Logo o aluno não consegue se auto avaliar e nem ao menos perceber o conhecimento que atingiu. Lutamos para nos tornar profissionais onde a reflexão seja o eixo fundamental , o trabalho não é mais unilateral. Não tem mais sentido em comparação por que o progresso acontece onde inicia e termina, e não se compara nota ou um ou outro aluno, ou seja, avaliar para formar.
--> Bom o professor Ivan pediu q fizesse um comentário sobre o que estava pensando ao postar sobre avaliação, e atendendo a pedidos, rs, ao fazer estes comentários lembrei de minha vida de estudante quantas vezes nos vimos reféns de algum professor que por algum motivo do tipo: perseguição com a turma por ser bagunçeira, ou ainda algum mestre que dava pontuação ao aluno mais aplicado ( que aos demais alunos era visto como pucha saco). Enfim a avaliação servia a muitos propósitos nem sempre louváveis, esta reflexão serviu e muito para entender que avaliar é muito mais do que só punir o aluno, e prova não mede conhecimento de ninguém existem muitas coisas que deveriam ser levadas em conta e nem sempre são.
Outra coisa a acrescentar a maioria das pessoas quando se colocam atrás dos bancos escolares voltam a ser estudantes independentes do grau, seja graduação, pós, mestrado, enfim estudantes sempre, e por isso tem os mesmos problemas com referência a dita avaliação, quem nunca ficou nervoso em véspera de prova? ou ainda teve um branco total radiante momentos antes da mesma? difícil nossa vida de estudantes, pretendo como futura educadora oferecer outras formas que não só prova para alunos, e pretendo também tornar as aulas o mais dinâmicas possíveis.
Continuei pensando sobre avaliação e fui em busca de algumas coisas pela internet e achei no site da revista Escola esta entrevista simplesmente com uma sumidade em avaliação ele disse
apenas tudo aquilo que penso, que bom pude perceber que estou no caminho, quem tiver interesse vale a pena clicar nesta entrevista o autor é renomado com várias publicações então ele
só tem a nos ajudar, espero que todos gostem como eu.

3 comentários:

  1. Muito boa a sua reflexão sobre a avaliaçao! Para provocar um pocuo mais, reflita: que sensaçoes passaram em sua cabeça quando foi feita a proposta deste tipo de avaliação? neste momento, como tem avaliado "a avaliação" da forma como ela está acontecendo? em que sentido os registros que faz das aulas te ajuda no processo de avançar nos conhecimentos? quais sáo as maiores dificuldades que tem encontrado? Pense um pouco sobre isso...
    Abs
    Ivan

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  2. Lindinalva, procure postar a carta que colocou ao lado aqui, neste espaço destinado às postagens. Ainda faltam as atividades para as crianças.

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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