domingo, 3 de maio de 2009

Aula em 30/04/2009.

Aula 30/04/2009.

Pesquisar as diferenças entre: Gênero textual e tipo textual.
Recorri a amiga de todas as horas internet e pude descobrir o seguinte.
--> Geralmente o termo tipo de texto é usado indiscriminadamente e de forma errada para designar na verdade o que é genêro textual. Segundo Marcushi " Quando alguém diz
“Quando alguém diz, por exemplo, a carta pessoal é um tipo de texto informal, ele não está empregando o termo “tipo de texto” de maneira correta pois se trata de um gênero textual.

Os tipos textuais são definidos por seus traços linguísticos predominantes:
aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas. Por isso um tipo
textual é dado por um conjunto de traços que formam uma sequência e não um
texto.

A melhor alternativa para trabalhar o ensino de gêneros textuais é envolver os
alunos em situações concretas de uso da língua, de modo que consigam, de forma
criativa e consciente, escolher meios adequados aos fins que se deseja alcançar. É
necessário ter a consciência de que a escola é um “autêntico lugar de comunicação”
e as situações escolares “são ocasiões de produção e recepção de textos”
Depois destas pesquisas pude concluir que:
Gêneros textuais são tipos específicos de textos de qualquer natureza, literários ou não. Modalidades discursivas constituem as estruturas e as funções sociais (narrativas, dissertativas, argumentativas, procedimentais e exortativas), utilizadas como formas de organizar a linguagem. Dessa forma, podem ser considerados exemplos de gêneros textuais: anúncios, convites, atas, avisos, programas de auditórios, bulas, cartas, comédias, contos de fadas, convênios, cronicas, editoriais, ementas, ensaios, entrevistas, circulares, contratos, decretos, discursos políticos, histórias, instruções de uso, letras de música, leis, mensagens, notícias.
Os tipos textuais, assim, não se limitam especificamente ao literário, ao jornalístico, ao técnico ou ao científico: são, na verdade, modelos gerais, que são escolhidos, adaptados e readaptados de acordo com cada função especifica que exercem na comunicação.
--> Completando minha exploração, existe na verdade uma completa confusão entre gênero e tipos textuais, como dito tipo textual é um termo a ser aplicado referente ao conjunto de dados em sequência não precisa necessariamente ser um texto.
Já o Gênero textual é todo e qualquer tipo de texto. Mesmo depois de toda esta pesquisa ainda tenho que parar e verificar se realmente está certo, ou seja, estes conceitos estão irraigados que causam confusão mesmo.

Um comentário:

  1. Lindinalva, vejo que já está íntima dos recursos do blog e de sua amiga internet!! Muito bem!! Gostei muito da reflexão que fez sobre gêneros e tipos textuais. Nas reflexões procure se colocar, como fez no início desta postagem. Após a pesquisa, qual foi a sua sensacão? Ficaram claras as diferenças? É capaz de selecionar gêneros diversos para trabalhar com seus possíveis alunos da educação infantil? Pense a respeito. A reflexão deve sempre focalizar e evidenciar que tipo de mudança o conhecimento sobre determinado assunto impactou em sua aprendizagem. Ok? Siga firme adiante.

    Abs
    Ivan

    ResponderExcluir