domingo, 31 de maio de 2009

Aula do dia 14/05/09.



Depois de longo e tenebroso tempo, volto a postar. Sobre a referida aula de 14/05 nos foi solicitado que desenvolvessemos atividades para crianças de faixa etária estipulada entre 03 e 05 anos, como não tenho formação em normal e nada do tipo a experiência que tenho é a que venho adquirindo até aqui na faculdade, tive a sorte de poder recorrer a Prof Wanessa professora titular de uma turminha fofa de Nível I da Escola Ceat, que estou fazendo estágio. Ela foi muito gentil em me ajudar a elaborar este material além de me dar explicações detalhadas do que e como cada atividade proposta ajuda a desenvolver cada criança. Espero que seja de tanta utilidade como foi para mim. O que me causa espanto é que este tipo de atividade a anos atrás não era levada em conta, lembro de quando fui alfabetizada nossas brincadeiras eram apenas brincadeiras, em geral para podermos deixar a Tia em paz, enfim vamos aos exercícios.


Brincadeira das Cores.


Matéria --> Português, abordando conteúdo de cores, adjetivos, objetos, contrução de frases.


Objetivos --> Trabalhar atenção das crianças, discriminação visual, e conhecimento das cores propriamente dito.


Faixa Etária --> Crianças a partir de 04 anos.


--> Sentamos com as crianças no chão em circulo, chamei atenção das crianças para o fato de cada coisa e objeto ter uma cor, pedi as crianças para apontar alguma coisa colorida da sala eles apontaram o quadro, expliquei que o quadro era da cor verde, indaguei sobre o que mais tinha esta cor perguntei a 1 de cada vez que deveria dizer o que possui esta cor; a blusa do coleguinha, os olhos de outro colega. Não se pode repetir o que já foi dito, e quem errar deverá fazer uma tarefa a ser escolhida por todos.


--> Com esta brincadeira, passamos para as crianças noções de: percepção da realidade, atenção, esforço, coerência, exatidão.


Obs.: A fim de demonstrar com funciona a Prof. Wanessa fez esta atividade com a turminha pude ajudá -la e foi muito interessante, só para informação a criança que errou primeiro foi encarregado pelos demais de carregar a bandeja com os copinhos de água até o parque.



Estátua.


Disciplina --> Ciências


Objetivos --> Melhoria do equilíbrio e do tônus muscular, descontração.


Faixa Etária --> Crianças a partir de 04 anos.


--> Foi pedido as crianças que escolhessem um colega, este seria o "Senhor das Estátuas", que começa a brincadeira mandando os colegas andarem á vontade pela sala, este aluno previamente recebeu instruções de como agir, em determinado momento quando as crianças estivessem distraídas o "Senhor das Estátuas" fala " 1,2,3 estátua, todos se paralisam numa determinada posição imitando uma estátua.

O senhor das estátuas tem como objetivo fazer com que alguma criança sorria ou se mova, qualquer movimento, vale qualquer coisa, menos empurrar a estátua. Quem ficar imóvel passa a ser o senhor das estátuas, e recomeça a brincadeira.


--> Nesta brincadeira passamos aos alunos noções de: Respeito, autocontrole, autoconfiança, paciência, esforço.


Obs.: Quem como eu já brincou de estátua, já imaginou que serviria para tantas coisas além de brincar mesmo?



Jogando com Bola


Matéria --> Ciências.


Objetivos --> Coordenação, agilidade


Faixa Etária --> 05 anos.


- Será necessário o uso de 02 bolas.


--> Foi pedido aos alunos que ajudassem a colocar as cadeiras no canto da sala junto ás paredes, a turma foi dividida em 2 equipes, equipe de meninas e equipe de meninos, que ficaram sentados no chão, formando 2 fileiras.

Foi entregue 1 bola ao primeiro aluno de cada fileita, ao bater palmas, os primeiros alunos passaram as bolas, girando o corpo e ficando de frente ao colega que está atrás girando o corpo para isso os alunos deveram girar o corpo ficando de frente ao companheiro que receberá a bola. Marca 1 ponto toda vez que a bola chegar ao aluno ue deu início, ganha quem for mais rápido.


--> Com esta brincadeira as crianças trabalham; consciência corporal, respeito ás regras, presistência, esforço e trabalho em equipe.





Ao postar esta atividade fiquei pensando na importância do professor, principalmente das séries iniciais como não tenho vivência anterior com alfabetização, por formação sou Tec Contabilidade tudo haver rs, não imaginava quer ser professor é uma árdua tarefa e de importância fundamental uma informação errada que o professor transmite ao aluno pode causar um estrago sem tamanhos por que para a
criança a tia (o) não erram e são donos da verdade absoluta. Posso relatar o que aconteceu comigo quando de minha alfabetização, a Tia nos ensinou que direita é a mão que se escreve só que sou canhota e mesmo minha mãe dizendo o contrário, para mim quem estava com a razão era a professora. Resultado disto até hoje tenho que parar alguns minutos quando me pergutam ou fazem comentários sobre direita e esquerda.
Este exercício me fez refletir sobre como devemos estar envolvidos com nossa formação e informação, e também o tamanho de nossas responsabilidades com estes
seres em formação.

Estava procurando e encontrei este vídeo que achei bem interessante, o mesmo nos remete a procurarmos ser profissionais engajados em uma educação que seja eficaz e eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário